quinta-feira, 14 de outubro de 2010

P.C.P. e o Nobel - O cãozinho de Pavlov

.........................O simpático Ran-Tan-Plan (PCP) a "espetar-se", deixando à solta o seu lado mais sombrio
............... As reações pavlovianas são, não só as mais ridículas (veja-se o clássico salivar do bicho, não perante o osso mas ao ouvir um sininho), mas também das mais difíceis, quiçá impossiveis de erradicar.

Amestrado em tempos há muito idos, por "donos" há muito defuntos, o Partido Comunista Português que até tem desempenhado um papel meritório como motor de lutas necessárias e despertador de consciências adormecidas por cá, continua a espetar-se em reações lamentavelmente pavlovianas no que respeita a questões internacionais e de direitos humanos.

"Liu Xiao Bo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais na China", justificou o comité Nobel.
Antigo professor universitário e crítico literário, Liu Xiao Bo, de 54 anos, foi condenado em dezembro passado por um tribunal de Pequim a 11 anos de prisão, acusado de tentar "subverter o Governo". Esta subversão consistiu exactamente em ter promovido um abaixo-assinado a favor da introdução de reformas políticas na China, nomeadamente o fim do regime de partido único, a independência do poder judicial e a liberdade de associação.
Este abaixo-assinado chama-se "Carta 08” e contém afirmações tão intoleráveis como "Devemos tornar universal a liberdade de expressão e de imprensa, garantindo que os cidadãos possam ser informados e exercer os seus direitos de supervisão política (...) Devemos acabar com a prática de encarar as palavras como crimes”.

Foi contra este homem que o glorioso PCP saiu a terreiro!
Do mesmo modo que o cãozinho do velho Pavlov saliva ao toque do sino, também o velho PCP estrebucha de cada vez que um qualquer regime ditatorial teoricamente comunista é posto em causa. Não interessa porquê ou que regime é: se tiver as palavrinhas mágicas “república popular” tem razão, é “camarada”.
Em relação ao Nobel a "posição" do PCP é fácil e prédeterminada: se o laureado é comunista ou anda lá perto, o prémio foi muito bem atribuído. Se o laureado não é camarada então foi a tenebrosa máquina de Washington em ação!
Muito triste é ter este dinossáurio que sonha com passadas hungrias e checoslováquias, mesmo que agora até seja uma república islâmica terrorista; se for inimiga dos EUA, é nossa amiga, pois claro!
É esta lógica do PCP. O Irão é inimigo do grande Satã (EUA), logo a lógica é :"o inimigo do meu inimigo meu amigo é". Aterrador!
Ouça-se o também aterrador silêncio destes campeões das liberdades perante o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana julgada numa língua que não conhecia (o farsi) e condenada à morte por lapidação precedida de 99 chicotadas, por cometer adultério.

Votei algumas vezes na CDU em eleições autárquicas, quando achei que eram os melhores para o cargo. Mas a nível nacional, nunca o fiz e nunca o farei!
Se eles chegam ao poder e descobrem este texto, é certo que serei fuzilado (quiçá lapidado) e a minha casa isolada como agora a da mulher de Liu Xiaobo, não vá ela poder falar a esses cães imperialistas dos jornais estrangeiros do Prémio Nobel do seu marido. Uff!

Sem comentários: