sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OS BOYS

Nestas coisas da política e da governação, não sou dado a acreditar em desinteressados altruísmos ou abnegados heróis.

Se, em relação aos líderes, se pode admitir que essa generosidade em chamar a si prematuros cabelos brancos e inenarráveis chatices se pode dever a uma personalidade narcísica e ao ego inchado e vaidoso de poder, já em relação à outra multidão cinzenta que os rodeia e ampara, toda essa gente que nem nunca chegará a "limiano" ou "tino de rans", se levanta uma pergunta terrível, que alguns chamarão pérfida ou cínica, mas que ninguém pode ignorar: - "O que leva alguém a filiar-se num partido de poder?"

Percebo que um honesto e convicto comunista ou um honesto e convicto conservador democrata-cristão, sonhem em viver no país dos seus sonhos e nisso esforçadamente militem. Nestas pontas do “espectro” ainda há ideais, sejam eles revolucionários, ou moralistas, ou conservadores, ou progressistas, mas ideais.

Agora se alguém é um convicto e honesto socialista, irá filiar-se num partido cuja ideia de socialismo é tão, tão estranha, que tendo maioria absoluta, prefere agachar-se diante dos monopólios estratégicos como o da energia, em nome de uma lei de "mercado" que nunca foi sua e que agora descobriu como a Lei das Leis?
Qualquer socialista sabe que os meios estratégicos para o progresso de um país, água, energias, telecomunicações, não podem ser deixados à voragem gananciosa do lucro. Não há pragmatismo camaleónico que mude isto: quem assim o faça, socialista só se for de nome!

No partido alternante de poder, dito social-democrata, também parece que ninguém se importa muito com o que será isso de social-democracia.
Filisteus conservadores e liberais, campeões das privatizações que levam à destruição de tudo o que na área social se conseguiu em trinta anos, em prol do lucro dos grupos económicos. É a antítese do que é a Social-Democracia!
..................................................................Cartoon copiado de "A Tacada do Dia"
E no entanto é vê-los a aderirem, correrem atrás da carroça do poder, que hoje como ontem, escorre prebendas, empregos, contratos, favores e benefícios aos seus boys e guarda pretoriana que, hoje como ontem, depressa fazem agulha à vista de resultados eleitorais, para beberem do que antes abominavam e morderem as canelas, raivosos, aos seus antigos senhores.

Hoje, vai-se para estes partidos do chamado “Centrão” como antes se ia para a Legião Portuguesa! Lembram-se?

Sem comentários: