sexta-feira, 23 de setembro de 2011

quis Deus que eu fosse forte em timidez e ingenuidade


                   Sobre mim, posso dizer que não sou economista, sempre fui fracote nas matemáticas e nunca tive nenhuma mercearia nem, aliás, qualquer comércio. Poderá assim, sem ser precisa grande esperteza, deduzir-se, e bem, que não percebo nada das grandes contas dos países, que me faz alguma tontura números de milhões e biliões e que nem se pode dizer que sei fazer as velhas “contas à merceeiro”.
Em compensação disto tudo que não sou, quis Deus que eu fosse forte em timidez e ingenuidade, mistura ela própria pouco original mas que me tem acarretado não pouco sofrimento existencial.
Tolhido pela timidez e portanto incapaz de formular a pergunta que há tempos me aflige, acordo todos os dias com a ingénua convicção profunda que naquele dia que começa, alguém surgirá e dirá, preto no branco, onde estão os 5,5 mil milhões de euros que voaram do BPN.
Sim, eu sei que não percebo bem uma quantia assim tão grande, mas, que diabo, dá para perceber que são os buracos de 3 (três) Albertos Joões Jardins e ainda sobram uns trocos jeitosos. Que se os maganões que se abotoaram com o dinheiro que agora penamos o devolvessem, nós ficávamos já livres de imposto sobre o 13º até 2013 ( eu sou ingénuo mas não ao ponto de acreditar que a sangria do porco natalício vai ser só este ano), o deficit deste ano encolhia-se logo para 5,1%, até o Jardim ganhava direito a mais um anito descansado de forrobodó na sua república das bananas.
Mas dia após dia todos se calam num ensurdecedor silêncio disfarçado de segredo de justiça e eu, ingénuo mas não tanto que chegue a parvo, começo a perguntar-me baixinho se, além dos dois ou três que se prenderam, não andam aí à solta muitos figurões abotoados com os meus 550€ que, se fiz bem a conta de dividir, foi quanto me calhou (e a todos os portugueses) do buraco do BPN.

1 comentário:

zéHelmer disse...

Olá, Luís ;-)

O capilé, servido por mero acaso nesta entrada do Outono, levou-me às suas Receitas e a este BenzòDeus.

E aproveitei a oportunidade para lhe dar os PARABÉNS pelos seus blogues e me juntar aos seus cálculos de descompensação: vai ter que multiplicar os 550€ por 2, pois como já saberá, os buracos do Jardim são muito maiores!

Vou ler o resto das Receitas... a ver se encontro cura para a enorme 'tesura' que nos espera, com a magnífica assinatura do Alberto e do sr. Silva