sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Benzòdeus, Deus e Eu

Para mim, à boa maneira helenística, os deuses em geral e Deus em particular são muito mais saborosos se dotados de proverbiais e divinas quantidades de virtudes e defeitos humanos!

O Meu Deus, saiu-me um adepto fervoroso da evolução linguística em geral e das aférese e apócope em particular, fenómenos que tratou de aplicar até ao seu próprio nome.

Dada a Sua infinita grandeza, o resultado de tal experiência tem-me chegado na perfeição!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ELES MENTEM !

Dantes ouviam-se os políticos para comparar idéias, para escolher soluções.

Hoje, ouvem-se os políticos para tentar descortinar qual o que mente menos, que a mentira é a única constante dos seus discursos eleitorais.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

OS BOYS

Nestas coisas da política e da governação, não sou dado a acreditar em desinteressados altruísmos ou abnegados heróis.

Se, em relação aos líderes, se pode admitir que essa generosidade em chamar a si prematuros cabelos brancos e inenarráveis chatices se pode dever a uma personalidade narcísica e ao ego inchado e vaidoso de poder, já em relação à outra multidão cinzenta que os rodeia e ampara, toda essa gente que nem nunca chegará a "limiano" ou "tino de rans", se levanta uma pergunta terrível, que alguns chamarão pérfida ou cínica, mas que ninguém pode ignorar: - "O que leva alguém a filiar-se num partido de poder?"

Percebo que um honesto e convicto comunista ou um honesto e convicto conservador democrata-cristão, sonhem em viver no país dos seus sonhos e nisso esforçadamente militem. Nestas pontas do “espectro” ainda há ideais, sejam eles revolucionários, ou moralistas, ou conservadores, ou progressistas, mas ideais.

Agora se alguém é um convicto e honesto socialista, irá filiar-se num partido cuja ideia de socialismo é tão, tão estranha, que tendo maioria absoluta, prefere agachar-se diante dos monopólios estratégicos como o da energia, em nome de uma lei de "mercado" que nunca foi sua e que agora descobriu como a Lei das Leis?
Qualquer socialista sabe que os meios estratégicos para o progresso de um país, água, energias, telecomunicações, não podem ser deixados à voragem gananciosa do lucro. Não há pragmatismo camaleónico que mude isto: quem assim o faça, socialista só se for de nome!

No partido alternante de poder, dito social-democrata, também parece que ninguém se importa muito com o que será isso de social-democracia.
Filisteus conservadores e liberais, campeões das privatizações que levam à destruição de tudo o que na área social se conseguiu em trinta anos, em prol do lucro dos grupos económicos. É a antítese do que é a Social-Democracia!
..................................................................Cartoon copiado de "A Tacada do Dia"
E no entanto é vê-los a aderirem, correrem atrás da carroça do poder, que hoje como ontem, escorre prebendas, empregos, contratos, favores e benefícios aos seus boys e guarda pretoriana que, hoje como ontem, depressa fazem agulha à vista de resultados eleitorais, para beberem do que antes abominavam e morderem as canelas, raivosos, aos seus antigos senhores.

Hoje, vai-se para estes partidos do chamado “Centrão” como antes se ia para a Legião Portuguesa! Lembram-se?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Da Queda dos Impérios

Os impérios têm duas vidas. E logo, duas mortes!

Se nos compêndios virá sempre a data em que algum decreto, batalha ou referendo lhes pôs fim, o certo é que um império cai quando morre no coração daqueles que o viveram e acreditaram.

Tive a raríssima sorte, para mais em tempos difíceis de ditadura, de ter tido uma formação ético-política marcante e fortíssima, logo nos anos do fim da infância e início da adolescência.
Num país cinzento e miserável, encontrei no meu caminho um mentor inesquecível, alguém que acreditou que um puto de 11 ou 12 anos seria capaz de pensar pela sua cabeça: O Padre José da Felicidade Alves, pároco da minha freguesia, Santa Maria de Belém.
. Há gente assim, que nos forma e marca de tal maneira, que nos ensina a ser e a pensar, que é como se fôramos seus filhos: no meu caso foi o padre Felicidade e, anos mais tarde, o saudosíssimo professor de Filosofia do Liceu D.João de Castro, o Dr. Rôxo.

Em 1967-68 eu era convictamente comunista! Conhecia outros miúdos como eu que tinham sonhos românticos e heróicos com maoísmos, trotzkismos e utopias albanesas, mas eu era dos "puros e duros": Soviético, pró-russo, aquilo a que hoje se chamaria um "PC" ortodoxo mas que eu vivia como um sonho libertário e generoso.
Mesmo no Maio de 68, quando as coisas se exaltaram em Paris e contagiaram a juventude de todo o mundo, soube manter o distanciamento kremliniano às barricadas.

A quem me confrontava com os factos incómodos, eu contrapunha que era a propaganda imperialista e mostrava as maravilhas que já se desenhavam com Dubceck e a sua Primavera de Praga!
.

O Império Vermelho vivia no meu coração!

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas desapareceu por decreto de Gorbatchov a 31 de Dezembro de 1991. Assim dizem os compêndios, que não mentem.

Mas para mim, o Império Vermelho dos meus sonhos, o que vivia dentro de mim e que era o mais importante, morreu de repente, a 21 de Agosto de 1968, quando numa traição inimaginável para a minha inocente generosidade, os tanques do Pacto de Varsóvia entraram na Praga de Dubceck.
.
Chorei de raiva e de impotência atónita, mais ainda ao perceber que o "meu" partido, afinal, também ele atraiçoava o partido "irmão" de Alexander Dubceck, tudo a ruir nesse ano que veria em Dezembro o afastamento do Padre Felicidade da paróquia de Belém, que antecedeu a sua prisão pela PIDE e excomunhão em 1970.

.Treze anos é muito cedo para compreender as verdades por detrás dos sonhos!

.O Partido Comunista Português ficou, para mim, manchado para sempre com essa indelével nódoa da traição. E como é sabido, há nódoas que nem o benzovaque tira...
.


Luís Pontes

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Monos"








Maria José Pontes


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Esquerda? Direita? Quê???

.../...
eles comem tudo,
eles comem tudo,
eles comem tudo,
e não deixam nada.

Os nossos políticos, essa gente toda que se governa governando ou que se governa candidatando-se a governar-nos, passou o tempo a fazer gazeta às aulas de História e de Ciência Política e hoje dedicam-se a meter ideologias "na gaveta", ao sabor dos interesses de momento, chamando-se orgulhosamente pragmáticos e dizendo com o ar condescendente de quem já superou essa infantilidade, que acabou o tempo de se estar com essas minudências de Esquerda e Direita...
.
São hoje um rancho coeso de ignorantes bem-falantes e acantonados em "democráticos" partidos, essas estruturas sinistras que eles tornaram exclusivos detentores da vontade do "querido Povo", não fosse algum povo querer atrever-se a falar sem ser pelas suas ungidas bocas, e propõem, ou fingem que propõem umas vagas soluções curiosamente sempre voltadas para uma suposta melhoria das nossas contas e do fim-de-mês e completamente vazias de valores e verdadeira orientação política daquilo que deve ser a coisa pública.
.
A palavra de ordem é escamotear tudo o que pareça vagamente ideológico, como coisa do passado e promover personalidades e cifrões!
.
É assim que temos um Partido "Socialista" que esqueceu que "socialista" quer dizer que se rege pelo primado social e age no dia-a-dia da governação com o mais desavergonhado liberalismo capitalista; temos um "Social-Democrata" em ensaio thatcherista, que tenta encontrar-se dizendo-nos que quer fazer às claras aquilo que o outro faz mas não diz que faz; um "Comunista" em luto eterno pela falecida Mãe dos Povos e nunca mais percebe que o que caiu, caiu, e não adianta fazer política de sessão de espiritismo à espera que um qualquer muro se ponha de novo em pé!
.
E já que falo de todos os que por aqui andam a cheirar-nos o votinho, fica também esse Bloco a que chamaram de "esquerda caviar", que tendo sido a lufada fresca com que me tenho identificado nestes últimos anos, vejo agora, com alguma tristeza, na guerra de feiras, mercados e romarias beijoqueiras, tão ao lado da populista e demagógica Direita dos Submarinos, ai, ai!!
.
Será que dia 27, ainda vai estar tempo para uma banhoca???
.
Luís Pontes